Acolher
ou Vencer?

ANTÓNIO HORTA FERNANDES

Strategikon / 8
216 pp

Formato: 16cm x 23,50cm
ISBN:
Data de Publicação: Março de 2011
PVP: 17,40 euros
 

Acolher ou Vencer?
A Guerra e a Estratégia na Actualidade

UMA OBRA PROFUNDAMENTE INOVADORA NO DOMÍNIO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO.

A guerra é um fenómeno demasiado complexo para ser deixado apenas nas mãos dos políticos ou dos seus assessores de relações internacionais. A guerra e a estratégia exigem hoje uma revolução na sua compreensão e é precisamente nesse sentido que António Horta Fernandes pisa terrenos até agora nunca explorados.
Para o autor, se é verdade que a estratégia visa gerir os conflitos políticos violentos, e em particular a guerra, de modo a obter a vitória desejada, alcançando os objectivos que a política definiu, ela deve assumir-se, sobretudo, como uma ética do conflito, destinada a combater a violência no seu próprio campo para chegar a uma paz definitiva. No fundo, a finalidade última da estratégia é, afinal, acabar por desaparecer, por se auto-anular num universo pacífico.
Infelizmente, não basta que a estratégia se assuma como uma ética do conflito para que consigamos erradicar as guerras. Estas estão de tal maneira enraizadas na vida dos povos que só um projecto inovador, que o autor designa por paz pura, e que também alimenta a estratégia, lhes poderá pôr cobro.

SOBRE O AUTOR:
António Horta Fernandes. Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigador do Centro de História da Cultura da mesma Faculdade, membro da Portuguese Security Studies Network e um dos mais eminentes estrategistas da Escola Estratégica Portuguesa. Publicou Entre a História e a Vida. A teoria da história em Ortega y Gasset (2006), Pensar a Estratégia (com Francisco Abreu) (2004), Portugal e o Equilíbrio Peninsular (com António Paulo Duarte) (1998, 2004), O Homo Strategicus ou a Ilusão de uma Razão Estratégica (1998). Coordenou, com António Paulo Duarte, a obra Grandes Estrategistas Portugueses. Antologia (2007).