e Mudança As Culturas da
Crise Económica
344 pp
ISBN:
Data de Publicação: Dezembro de 2012
PVP: 17,90 euros
A crise do capitalismo global a que temos assistido desde 2008 é mais do que uma crise económica. Ela é estrutural e multidimensional. A sequência de eventos que presentemente têm lugar mostra que estamos a entrar num mundo que é muito diferente, social e economicamente, daquele que suportou a ascensão do capitalismo global e informacional nas últimas três décadas. As políticas e as estratégias destinadas a gerir a crise podem inaugurar um sistema económico e institucional claramente diferente do actual, tal como o New Deal, a construção do Estado Social Europeu e a arquitectura financeira global de Bretton Woods deram origem a uma nova forma de capitalismo no rescaldo da depressão da década de trinta do século XX e da Segunda Guerra Mundial.
Este livro examina as culturas e instituições que estão na origem da crise, bem como os conflitos e debates que podem conduzir a uma nova paisagem social, incluindo a ascensão de culturas económicas alternativas nos movimentos sociais que surgiram um pouco por todo o mundo.
As contribuições que aqui se reúnem são o resultado de um projeto de reflexão partilhado por um grupo de sociólogos e cientistas sociais internacionais, liderados por Manuel Castells, João Caraça e Gustavo Cardoso. No essencial, conclui-se que para enfrentar a vida para além da crise precisamos de uma completa transformação da mentalidade que nos levou à falência, ao desespero e a economias e sociedades baseadas num modelo insustentável de especulação financeira e irresponsabilidade política.
A discussão acerca da crise global do capitalismo apresentada neste livro marca um avanço na forma como analisamos a realidade presente. O trabalho que os autores nos oferecem vai muito para além das tradicionais abordagens puramente económicas e ainda bem.
Anthony Giddens, Ex-Director da London School of Economics and Political Science
Todas as economias são cultura esta é a perspectiva a partir da qual esta obra, rigorosa e envolvente, analisa a crise em curso no capitalismo. Daqui se retira um imperativo: cooperar ou falhar! Através de um diagnóstico interdisciplinar, este livro estimula a reflexão num mundo actualmente em turbilhão.
Ulrich Beck, Professor de Sociologia, Universidade de Munique
Cinco anos de crise e de revolta abalaram o mundo. Este livro pergunta: para onde nos dirigimos agora? Castells, Caraça, Cardoso e uma equipa de colaboradores mostram-nos a dimensão dos desafios, assim como a diversidade global das circunstâncias e dos caminhos, e, felizmente, dão-nos razões para um optimismo cauteloso por entre o tumulto. Vivemos um momento muito importante da História e este é um livro muito importante para este momento.
Craig Calhoun, Director da London School of Economics and Political Science
OS AUTORES:
Rosalind Williams, João Caraça, John B. Thompson, Michel Wieviorka, Sarah Banet-Weiser, Terhi Rantanen, Pekka Himanen, Gustavo Cardoso, Pedro Jacobetty, Joana Conill, Manuel Castells, Amalia Cardenas, Lisa J. Servon, You-tien Hsing, Ernesto Ottone
OS ORGANIZADORES:
MANUEL CASTELLS é Professor da Cátedra Wallis Annenberg de Tecnologias de Comunicação e Sociedade na University of Southern California. É também Professor Emérito de Sociologia e Planeamento na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde ensinou durante 24 anos. É Fellow da Academia Americana de Ciência Política e Social, da Academia Europaea, da Real Academia Espanhola de Economia e da Academia Britânica. Os seus principais livros incluem a trilogia A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura (2002-2004) e O Poder da Comunicação (no prelo, 2013). Foi-lhe atribuído o Holberg International Memorial Prize, considerado o Nobel das Ciências Sociais, em 2012.
JOÃO CARAÇA foi Director do Serviço de Ciência e é agora Director da delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em França. É também Professor Catedrático de Ciência, Tecnologia e Gestão do ISEG. Foi consultor do Presidente da República para a Ciência entre 1996 e 2006, publicou mais de 150 artigos científicos e é co-autor dos livros Limites à Competição (1995), O Futuro Tecnológico (1999), tendo ainda colaborado em Le Printemps du Politique (2007).
GUSTAVO CARDOSO é Professor de Media e Sociedade no ISCTE-IUL. É também Professor Visitante no IN3 (Internet Interdisciplinary Institute) em Barcelona e membro da rede de investigação World Internet Project e do Innovation Lab da USC Annenberg. As suas obras principais incluem Os Media na Sociedade em Rede (Fundação Calouste Gulbenkian, 2006) e os volumes por si co-organizados e intitulados A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política (2006), World Wide Internet: Changing Societies, Economies, and Cultures (2010) e Sociologia dos Ecrãs, Economia da Mediação (no prelo, 2013). Durante os últimos cinco anos tem sido Director do OberCom, Observatório da Comunicação, em Lisboa.