de vida Em diálogo com Espinosa
288 pp
ISBN:
Data de Publicação: Setembro de 2013
PVP: 19,90 euros
Bento, Benedito ou Baruch de Espinosa é um filósofo que nos diz particularmente respeito, pois embora nascido em Amsterdão é de origem portuguesa. Odiado por judeus e por cristãos que duramente criticam as suas teorias, publicou em vida apenas duas obras: os Princípios de Filosofia Cartesiana (um comentário a Descartes) e o Tratado Teológico-Político que surgiu como texto anónimo e com uma falsa indicação de editor. A recepção desta obra foi de tal modo violenta que Espinosa não mais se atreveu a publicar, limitando-se a divulgar os seus escritos entre círculos de amigos que os liam e comentavam. Só depois da sua morte a totalidade da sua obra foi conhecida.
O pensamento de Espinosa situa-se num cruzamento de influências o judaísmo, o cristianismo, o nascente laicismo, a ciência moderna e tem sido sujeito a múltiplas interpretações. Nele se revêem materialistas e idealistas, políticos e metafísicos, religiosos e ateus, biblistas e psicólogos, e até ecologistas.
O presente livro dá conta dos encontros e desencontros das suas ideias com as de outros filósofos, sejam eles seus contemporâneos e conhecidos como Oldenburg e Leibniz, sejam distantes no tempo e no espaço como Kirkegaard, Simone Weil, Lévinas, Ricoeur, Michel Henry e António Damásio.
SOBRE A AUTORA:
Maria Luísa Ribeiro Ferreira é professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde tem leccionado Filosofia Moderna, Didáctica da Filosofia, Filosofia da Natureza e do Ambiente, Filosofia do Espaço Público e Filosofia de Género. Tem publicado inúmeros artigos nestas áreas, em revistas de especialidade e em colectâneas de textos. Última publicação: coordenação do volume Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013. Para além deste livro publicou mais vinte e sete, individualmente ou como coordenadora, nas áreas de Didáctica da Filosofia, Filosofia de Género e Filosofia Moderna (nomeadamente sobre Espinosa). É investigadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa onde coordena dois projectos de investigação e Coordenadora de Filosofia da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.
Esta obra foi publicada com o apoio do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.