Sombrio (2009-2012)
240 pp
ISBN:
Data de Publicação: Julho de 2013
PVP: 17,90 euros
Através das múltiplas sugestões produzidas pelos acontecimentos que foram atravessando o nosso quotidiano entre 2009 e 2012, o autor lançou um olhar crítico e reflexivo sobre o país e os conflitos do nosso tempo.
O resultado é este livro, escrito por um sociólogo descomprometido que é também um cidadão que ainda sonha com a liberdade.
Um livro de pensamentos e opiniões que retratam, analisam e interpretam múltiplos acontecimentos que foram marcando a realidade política, social e económica de Portugal e do mundo.
Um acompanhamento crítico dos acontecimentos nacionais e globais dos últimos anos.
Uma crónica da crise que vivemos desde 2009.
As perspectivas actuais não são animadoras, ao contrário do entusiasmo vivido em outros momentos deste último meio-século: Paris, mai soixante-huit; Portugal, 1974; queda do bloco de Leste em 1989-91. No entanto, é sempre com um sentimento de esperança que deixamos aos mais novos a missão de fazerem melhor do que nós.
Excerto do texto de abertura
SOBRE O AUTOR:
João Freire. Sociólogo, universitário, cidadão de Lisboa e do mundo. Como académico, estudou em Paris e leccionou durante 30 anos no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, que lhe veio a atribuir o título de Professor Emérito. Tem perto de 30 livros publicados. Foi oficial da Armada e desertor em 1968. Regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974. Hoje distante de qualquer militantismo, mantém uma visão sobre a sociedade e a política ainda marcada por valores libertários. Interessado sobretudo em procurar melhor compreendê-las, aposta no exemplo e em posturas éticas perante os seus contemporâneos.