Código Pedagógico
dos Jesuítas
Ratio Studiorum da Companhia
de Jesus (1599)

MARGARIDA MIRANDA

Ciências da Cultura / 1
296 pp

Formato: 17cm x 24cm
ISBN:
Data de Publicação: Outubro de 2009
PVP: 21,80 euros
 

Código Pedagógico dos Jesuítas
Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599)
Regime escolar e curriculum de estudos
Edição bilingue latim-português

Obra de referência fundamental, que agora fica disponível com capítulos contextualizadores e explicativos.

Nota Prévia, Introdução, Versão Portuguesa e Notas: Margarida Miranda

+ Prefácio, Estudo introdutório e Posfácio por Luiz Fernando Klein, José Manuel Martins Lopes e Norberto Dallabrida.

Em 1599, na Ratio Studiorum, documento orientador da pedagogia jesuíta, determinou-se que os professores deveriam ser bem tratados para que pudessem ensinar bem!
Lendo as recomendações feitas nesta obra, redigida no final do século XVI, torna-se claro que as normas pedagógicas dos jesuítas poderiam ajudar, com amplo proveito, a decidir as políticas e medidas educativas de hoje.

A Ratio Studiorum é conside­rada a bíblia peda­gógica dos Jesuítas e o segredo do seu extraordi­nário sucesso no plano da forma­ção.
Esta obra, traduzida nas mais diversas lín­guas onde a Companhia de Jesus instalou a sua rede multi­nacional de colégios, desde o Brasil até ao Extremo-Oriente, influen­ciou a revolução edu­cativa da época moderna com a marca dos Jesuítas, até aos nossos dias.
É um documento absolutamente incontornável da História da Educação e ainda hoje, apesar das actualizações a que foi sujeita em relação à sua versão original de 1599, continua a ser uma fonte de inspiração paradigmática, sempre revisitada por todos os que se interessam pela educação e se dedicam a essa nobre actividade.

Margarida Miranda é Professora de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra e especialista no estudo dos textos da história pedagógica da Companhia de Jesus. São considerados uma referência os seus trabalhos sobre a utilização que os Jesuí­tas faziam do teatro para fins educativos. É ainda uma reconhe­cida tradutora de textos neolatinos, sendo especialista na tradu­ção de documentos dos séculos XVI e XVII.