A trama e o drama O pensamento económico
do Padre António Vieira

PAULO DE ASSUNÇÃO

Ciências da Cultura / 4
368 pp

Formato: 17 cm x 24 cm
ISBN:
Data de Publicação: Março de 2013
PVP: 19,90 euros
 

Esta obra analisa com detalhe as intervenções e os escritos de Vieira naquela dimensão do seu pensamento que tem sido mais ignorada: a económico-política.

“Vieira revelou-se, ao longo da sua dedicação ao serviço de Portugal e do Rei Restaurador D. João IV, um homem com grande sentido de realismo político. Uma das suas grandes preocupações, abundantemente expressa nos seus escritos, era precisamente a angariação e multiplicação de recursos materiais para garan­tir o sucesso da independência de Portugal reconquistada a Espanha, assim como a recuperação e afirmação do seu império colonial contra as ambições imperialistas das novas potências europeias emergentes, particularmente a holandesa.
Paulo de Assunção, historiador brasileiro já consagrado por estudos de monta sobre os Jesuítas do tempo do Brasil Colonial, assumiu em boa hora o desafio de estudar com detalhe as intervenções e escritos de Vieira na esfera económico-política. Este projeto de pesquisa bem sucedido e fundado no estudo das fontes deu origem a uma tese de doutoramento defendida com mérito na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.”
José Eduardo Franco, Excerto do Prefácio

SOBRE O AUTOR:
Paulo de Assunção. Doutor em História Ibérica pela École des Haute Etudes en Sciences Sociales de Paris, Doutor em História Económica e Social pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Dedicou boa parte da sua investigação a questões de história cultural e económica, arquitetura, urbanismo e turismo. É autor das seguintes obras: História do Turismo no Brasil (Manole, 2012, Prémio Jabuti); Um olhar francês sobre Portugal (Clube de Autores, 2011) Padrões de Qualidade para os cursos de Bacharelado em Turismo (Arké, 2008, com outros autores); Ritmos da vida – momentos efusivos da família real portuguesa no Brasil ( Arquivo Nacional Brasil e Arquivo Nacional daTorre do Tombo, 2008, Prémio D. João VI); Religião e Religiosidade (Arké, 2007, com outros autores); Educação, História e Cultura no Brasil Colônia (Arké, 2007, com outros autores); Inquisição Portuguesa – tempo, razão e circunstância (org. e autor) (Prefácio, Lisboa, 2007); A construção visual entre as artes e a ciência (Arké, 2006, com outros autores); Discutindo a Paisagem (Rima, 2006, com outros autores);  Viagem à Istambul (Arké, 2005); São Paulo Imperial: a cidade em transformação (Arké , 2004);  A metamorfose de um polvo: religião e política nos regimentos da inquisição portuguesa séculos XVI- XIX (Prefácio, Lisboa, 2004);  Negócios jesuíticos: o cotidiano da administração dos bens divinos (Edusp, 2004);  Os jesuítas no Brasil Colonial (Atual-Saraiva, 2003, premiado); O Patrimônio (Loyola, 2003); A terra dos brasis: a natureza da América Portuguesa vista pelos primeiros jesuítas 1549-1596 (Annablume, 2001).É autor de diversos artigos publicados em revistas académicas nacionais e internacionais.É membro do CLEPUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e leciona atualmente em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu, no Brasil.

Esta obra foi publicada com os seguintes apoios:
CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa · FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia