do Grande Condestável
460 pp
ISBN:
Data de Publicação: Outubro de 2010
PVP: 19,90 euros
Um acontecimento editorial... uma obra incontornável... o Condestável D. Nuno Álvares Pereira e suas descendências num testemunho inédito!
Esta é sem dúvida a obra que melhor retrata a personalidade do Condestável, mostrando que foi muito mais que um simples herói da luta entre Castela e Portugal.
Ensaio introdutório do Professor Fernando Cristóvão, da Universidade de Lisboa, que põe em destaque aspetos inovadores da biografia e da projeção internacional de D. Nuno Álvares Pereira.
Fac-Símile da edição original, publicada em castelhano, em 1640.
Versão inédita em língua portuguesa, com tradução do Doutor António Castro Henriques, depois de feita a revisão paleográfica.
Escrita em castelhano e publicada em Madrid, surpreendentemente em 1640, com privilégio real filipino, em vésperas da Restauração, esta obra exalta as vitórias do Condestável e o heroísmo dos portugueses. O que ela tem de original, porém, é o facto de alargar a biografia do Condestável para além do que se conhecia e copiava da crónica primitiva, acentuando novos factos e lendas, para além de nela se desenvolver, como em nenhuma outra, a identificação dos seus descendentes nobres e a sua importância, retratando um herói simultaneamente português, castelhano e europeu.
SOBRE O AUTOR:
Rodrigo Mendes Silva Lusitano (1607-
). Português de nascimento, viveu em Espanha, tendo sido Cronista Geral, membro do Supremo Conselho de Castela, muito aceite pelos reis D. Filipe II e D. Filipe IV, e elogiado por Garcilaso de la Vega, Tirso de Molina, Calderon de la Barca e outros grandes de Espanha.
SOBRE O COORDENADOR:
Fernando Cristóvão. Membro do clero da Diocese de Lisboa, desde 1953. Professor Catedrático da Universidade de Lisboa (Letras). Doutor Honoris Causa pela Universidade da Ásia Oriental (1987). Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras (1977-1978). Professor Visitante das Universidades de Rennes, Pequim, Colónia, Utrecht e Fortaleza. Presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (atual Instituto Camões, de 1984 a 1989). Membro da Academia das Ciências. Presidente da Associação de Cultura Lusófona - ACLUS (2000-2010). Pertence à Direção do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias de Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - CLEPUL. Foi agraciado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Instrução Pública (2008).
COLECÇÃO SÍMILE
Directores:
Annabela Rita
António Ventura
Beata Elzbieta Cieszynska
José Eduardo Franco
Responsabilidade Científica:
CLEPUL Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa