
no Século XXI What do we see green?
256+8 pp
ISBN:
Data de Publicação: Junho de 2011
PVP: 17,60 euros
Coordenadoras: Ana Isabel Queiroz e Inês de Ornellas e Castro
Literatura e ambiente: como os escritores reflectem sobre os grandes problemas ambientais da actualidade e sobre a função dos textos literários enquanto catalisadores de uma nova consciência ambiental.
Este livro remete para um mundo progressivamente globalizado, também nas suas representações literárias, e para os principais desafios ambientais que hoje devemos enfrentar, como as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, ou a crescente urbanização do planeta.
Depois de abordar o papel da imaginação ambiental na construção dos textos literários, um elenco de académicos internacionais, com filiação nas artes, ciências e humanidades, convoca o ecocriticismo uma prática disciplinar que estabelece pontes entre a literatura e o ambiente, buscando exemplos na criação universal, desde a tradicional oral à ficção científica como quadro de referência para desbravar as obras literárias de alguns dos mais prestigiados escritores portugueses do século XXI: Álvaro Magalhães, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo, Rui Cardoso Martins, Mário de Carvalho e valter hugo mãe. A meio da jornada somos interpelados por imagens que afirmam nunca ter sido preciso falar de verde.
OS AUTORES:
Adolfo Luxúria Canibal Ana Isabel Queiroz Ana Paula Guimarães Carlos Augusto Ribeiro Carlos Nogueira Cármen Flys-Junquera Inês de Ornellas e Castro João Eduardo Ferreira José Manuel Pedrosa Natália Constâncio Tonia L. Payne Viriato Soromenho-Marques