de Andrade Antologia
664 pp
ISBN:
Data de Publicação: Setembro de 2011
PVP: 26,60 euros
Selecção, tradução, transcrição, introdução e notas:
António Guimarães Pinto
Presente na fase derradeira do Concílio de Trento, como teólogo do rei D. Sebastião, a participação de Diogo de Paiva de Andrade foi determinante, não só pelas opiniões que verbalmente emitiu em várias sessões, mas também pela redacção e publicação (em Veneza, em 1564) de Orthodoxarum explicationum libri decem, obra que poderemos qualificar como o primeiro breviário ou manual da doutrina contra-reformista.
Manejando a língua do Lácio com inegável elegância e eficácia persuasivas, Diogo de Paiva de Andrade deixou-nos também, em vernáculo, um legado literário que nos autoriza a qualificá-lo como o paradigma da parenética portuguesa do século XVI e um clássico da nossa língua, hoje total e injustamente esquecido.
Com a organização desta ampla Antologia pretendeu-se contribuir para colocar no lugar cimeiro que lhe cabe no quadro da Cultura Portuguesa uma figura cuja fama foi bem notória entre os teólogos e oradores sagrados seus contemporâneos e que prestigiou o nome de Portugal na Europa culta dos séculos XVI e XVII bastará lembrar que Leibniz não poupou elogios ao seu vasto saber e à sua argúcia intelectual.
Diogo de Paiva de Andrade (1528-1575) era filho de Fernão de Álvares de Andrade, o célebre e abastado tesoureiro-mor de D. João III, e irmão do cronista e poeta Francisco de Andrade e do grande escritor místico frei Tomé de Jesus. Após sólida formação humanística e teológica obtida na Universidade de Coimbra, foi enviado como teólogo do rei à última fase do Concílio de Trento, onde a sua intervenção ilustrou o nome da pátria e lhe granjeou prestígio em toda a Europa. Além de dois importantes livros em latim, o seu espólio literário inclui três volumes de sermões em português, que fazem dele um dos grandes pregadores do nosso idioma.
António Guimarães Pinto é licenciado e mestre em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutor em Letras (área do conhecimento da literatura latina) pela Universidade do Minho. Leccionou na Universidade de Granada (Espanha) e Faculdade de Filosofia de Braga e é actualmente professor de Língua Latina na UFAM (Universidade Federal do Amazonas), em Manaus, Brasil. Tem cultivado a investigação sobretudo na área do Humanismo português, possuindo ampla bibliografia, quer como tradutor, quer como estudioso, relacionada sobretudo com D. Jerónimo Osório, António Luís, António Pinto, Jerónimo de Brito, André de Resende, Diogo de Teive, Pedro Nunes e Erasmo.
COLECÇÃO NOVILATINA
Director
José Carlos Lopes de Miranda
Conselho Editorial
António Melo
Carlota Urbano
Margarida Miranda
Responsabilidade Científica
CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa